quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Já virou rotina!

Todos os anos, no mês de janeiro, a Secretaria de Educação do município do Condado faz recadastramentos de alunos que utilizam o transporte estudantil para universidade e cursos técnicos, e cadastro para novos alunos. E, durante os 3 últimos anos surgiram rumores que os estudantes deveriam arcar com parte do valor referente aos alugueis dos transportes.

Acontece que quando os estudantes recebem o aviso de prazo para recadastramento, eles procuram a secretaria e recebem o comunicado de que a prefeitura tem uma demanda enorme de estudantes que pretendem estudar em outras cidades (já que no município não há  curso técnico ou curso superior), e que os gastos com os alugueis dos transportes pesa com o alto custo no orçamento.

A proposta da prefeitura é que os alunos se responsabilizem por parte dos custos do aluguel dos transportes. Os alunos, que já passaram dificuldades durante os estudos secundaristas, agora que almejam a graduação, terão que sofrer ainda mais com os altos custos para manter o curso, que deveria ser compromisso do Estado com a juventude.

Durante esses últimos anos, os estudantes se organizaram e amparados no artigo 90 da Lei orgânica, conseguiram evitar tal aumento. O problema é que o artigo 90 só garante a gratuidade no transporte para alunos de graduação e a prefeitura têm oferecido a gratuidade para o nível técnico também.
Sabemos que se essa medida for aplicada, muitos estudantes desistirão de concluir suas faculdades, e isso representará também um ataque ao desenvolvimento do município.

Não adianta apenas termos educação de qualidade, precisamos também do acesso livre e gratuito. Para tal, devemos mais uma vez nos organizar e combater qualquer tentativa de custos extras para termos nosso ensino técnico ou superior.

Pelo livre acesso à educação!
Pela construção da União dos Estudantes do Condado!

Juventude Marxista, Condado-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário